12 junho 2014

Quadrinhos subversivos #1

Pagina de quadrinho que fiz essa semana.

Inspirado nos textos de Derrick Jensen e nas premissas da civilização moderna.

Compartilhe e aproveite para ler as premissas abaixo:

As Premissas da Civilização
----------------------------------------------
Premissa Um: A civilização não é e nunca será sustentável. Isto é especialmente verdadeiro para a civilização industrial.

Premissa Dois: As comunidades tradicionais não desistem ou vendem voluntariamente dos recursos nos quais se baseiam até que estejam destruídas. Elas também não aceitam deixar que seus territórios sejam danificados para que os outros recursos – ouro, petróleo e assim por diante – sejam extraídos. Disso resulta aqueles que querem os recursos farão o que podem para destruir as comunidades tradicionais.

Premissa Três: O nosso modo de vida - a civilização industrial – se baseia, exige e entraria em colapso muito rapidamente sem violência persistente e generalizada.

Premissa Quatro: A civilização está baseada em uma hierarquia claramente definida e amplamente aceita, ainda que muitas vezes desarticulada. A violência feita por aqueles acima na hierarquia para os abaixo é quase sempre invisível, ou seja, despercebida. Quando se percebe, ela é totalmente racionalizada. A violência feita por aqueles abaixo na hierarquia para os acima é impensável e, quando ocorre, é considerada com choque, horror e fetichização das vítimas.

Premissa Cinco: A propriedade dos acima na hierarquia é mais valiosa que a vida das pessoas abaixo. É aceitável para aqueles acima aumentarem a quantidade de bens que eles controlam – na linguagem cotidiana, para ganhar dinheiro – destruindo ou tirando a vida das pessoas abaixo. Chama-se isso de Produção. Se os que estão abaixo causam danos à propriedade dos acima, estes podem matar ou destruir a vida das pessoas abaixo. Chama-se isso de Justiça.

Premissa Seis: A civilização não é recuperável. Esta cultura não sofrerá qualquer tipo de transformação voluntária para uma forma sã e sustentável de viver. Se não colocar um fim nela, a civilização continuará a causar miséria para a grande maioria dos seres humanos e degradar o planeta até que ela (a civilização e provavelmente o planeta) entre em colapso. Os efeitos dessa degradação continuarão a prejudicar os seres humanos e não-humanos por um longo tempo.

Premissa Sete: Quanto mais tempo esperarmos para a civilização entrar em colapso – ou quanto mais tempo esperarmos antes de derrubá-la – pior será a queda e as coisas ficarão piores para aqueles seres humanos e não-humanos que habitam nela e os que virão depois. (continua...)

'Derrick Jensen '

Nenhum comentário:

Postar um comentário